Tuesday, October 25, 2005

Alimentação Equilibrada


Alimentação Equilibrada ou Balanceada é aquela que oferece numa mesma refeição pelo menos um alimento de cada grupo (Energéticos, Construtores e Reguladores), pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver em harmonia. Isso significa que o consumo de uma variedade de alimentos é essencial para a obtenção do equilíbrio de nutrientes indispensáveis para satisfazer as necessidades fisiológicas e psicológicas de um indivíduo.
Os alimentos possuem funções diversas no organismo. Dividem-se em três grandes grupos, de acordo com a sua funcionalidade: Energéticos, Construtores e Reguladores.

Alimentos Energéticos
Fornecem Energia. O corpo precisa de energia para andar, pensar, trabalhar, brincar e para atividades que até dormindo não podem parar, como por exemplo: respiração, batimentos do coração, circulação do sangue nas veias e outras. Todos os alimentos fornecem energia, uns mais que outros. Os que fornecem muita quantidade de energia estão no grupo chamado Energéticos. Exemplos dos alimentos deste grupo: Óleo, manteiga, margarina, açúcar, mel, pão, cereal matinal, biscoito, bolo, doces, sorvete, arroz, macarrão, milho, batata, mandioca, mandioquinha, farinhas e outros.
Alimentos Construtores

Auxiliam no Crescimento e Restabelecimento dos Tecidos. O nosso corpo tem capacidade de fazer reparos (cicatrizar os ferimentos) e de construir ossos, pele, cabelo, unhas, dentes e outras partes. Da mesma forma, quando cortamos as unhas e os cabelos, eles continuam a crescer. Os alimentos que fornecem os nutrientes necessários à construção destes tecidos estão no grupo dos construtores. Exemplos: Carnes, leite e derivados (iogurte, queijo, requeijão, outros), ovos, feijão, ervilha, soja etc.
Alimentos Reguladores

Regulam o Funcionamento do Corpo. O organismo precisa de nutrientes para regular seu funcionamento, para prevenir certas doenças como gripes e resfriados e para ajudar na digestão dos alimentos. Os nutrientes reguladores são as vitaminas (A, B, C, D, E, K etc) e os minerais (Ferro, cálcio, sódio, potássio, zinco etc). Compõem este grupo os seguintes alimentos: Todas as frutas (banana, limão, laranja, maçã, outras), legumes e verduras (cenoura, chuchu, abobrinha, alface, couve, agrião etc).

Monday, October 24, 2005

Consumo de Calorias

Confira o consumo de calorias de acordo com a atividade
(gastos calóricos em uma hora):

Dormir 65 calorias
Descansar deitado 77
Comer 105
Operar micro computador 115
Trabalhar em pé 115
Cozinhar 190
Andar devagar 200
Trabalho de escritório 230
Bicicleta ergométrica 250
Caminhada 320
Tênis 500
Vôlei 500
Futebol 660
Natação 660
Relação sexual 700
Ciclismo (corrida) 730
Correr (12 Km /h) 900
Subir escadas 1.100
Fonte: Folha de S.P.

Friday, October 21, 2005

A importância da água no organismo


Transporta alimentos para as células, forma as secreções digestivas, elimina as impurezas e mantém os rins saudáveis. Permite o funcionamento de órgãos ricos em líquidos como a pele, olhos, boca e nariz, lubrifica as articulações, regula a temperatura do corpo e seu metabolismo, entre outras funções. A água é fundamental na prevenção de doenças.
A mulher que se mantém hidratada reduz 79% o risco para o câncer de mama e do colon. A boa hidratação previne o reumatismo. O consumo adequado de água retarda o aparecimentos de sinais de velhice, impede a constipação intestinal, combate o diabetes, a obesidade, os cálculos renais, a catarata, o glaucoma, a pele seca e as rugas. Os rins normais tem papel fundamental na administração da água no organismo, mantendo as concentrações adequadas. A sua capacidade de filtração mantém o organismo saudável.
Como manter a água em nosso organismo: Beber 2 copos de água assim que acordar; Manter um frasco com água fresca no seu local de trabalho para consumir com freqüência; Beba um copo de água antes de exercício; Beba água durante o exercício, cada 15 minutos; Evite bebidas com cafeína e álcool; Mantenha a água disponível nos mais diversos locais, inclusive no carro; Beba pelo menos um copo de água em cada refeição.
Fonte: Dr João Roberto D. Azevedo
26/06/2005